quinta-feira, fevereiro 23, 2012


O NABO GIGANTE Alexis Tolstoi e Niamh Sharkey

3








O NABO GIGANTE   Alexis Tolstoi e Niamh Sharkey

Há muito tempo atrás um velho e uma velha viviam numa casa velha e torta. Eles tinham seis canários, cinco gansos, quatro galinhas, dois porcos e uma grande vaca castanha.
     Numa bela manhã, a velhinha decidiu que estava na altura de semear legumes. Então o velhinho e a velhinha foram para o jardim e semearam ervilhas, cenouras, batatas, feijões e nabos.
     Nessa noite choveu no jardim da casa do velhinho e da velhinha. A chuva ia ajudar as sementes a crescer e a produzir ótimos vegetais suculentos.
     A Primavera passou e o sol fez com que os legumes ficassem maduros. Eles colheram tudo. No fim da leira, só sobrava um nabo que era muito grande, de facto era gigante!
     Numa manhã de Setembro, o velhinho decidiu que estava na altura de colher aquele nabo.
     O velhinho puxou, mas não conseguiu.
     O velhinho e a velhinha puxaram, mas o nabo continuava sem se mexer.
     O velhinho, a velhinha e a grande vaca castanha puxaram, mas, o nabo continuava sem se mexer.
     O velhinho, a velhinha, a grande vaca castanha e os dois porcos barrigudos puxaram, mas, o nabo continuava a não se mexer.
     O velhinho, a velhinha, a grande vaca castanha, os dois porcos barrigudos e os três gatos pretos puxaram, mas, o nabo não se mexia.
     O velhinho, a velhinha, a grande vaca castanha, os dois porcos barrigudos, os três gatos pretos e as quatro galinhas sarapintadas puxaram com mais força, mas o nabo não se mexeu.
     O velhinho, a velhinha, a grande vaca castanha, os dois porcos barrigudos, os três gatos pretos, as quatro galinhas sarapintadas e os cinco gansos brancos puxaram, mas o nabo continuava a não se mexer.
     O velhinho, a velhinha, a grande vaca castanha, os dois porcos barrigudos, os três gatos pretos, as quatro galinhas sarapintadas, os cinco gansos brancos e os seis canários amarelos puxaram, mas o nabo continuava sem se mexer.
     Até que a velhinha teve uma idéia e foi pôr queijo na ratoeira. Não tardou que o ratinho esfomeado deitasse a cabeça de fora do seu buraco e também foi ajudar a puxar.
     Então, o velhinho, a velhinha, a grande vaca castanha, os dois porcos barrigudos, as quatro galinhas sarapintadas, os cinco gansos brancos, os seis canários amarelos e o ratinho esfomeado puxaram com mais força e o nabo gigante saiu a voar! Os animais caíram todos uns por cima dos outros, o velhinho e a velhinha caíram no chão, e todos riam.
     Naquela noite o velhinho e a velhinha fizeram uma enorme panela de sopa de nabo. Todos comeram até fartar

OBS: com esta história, além de desenvolver a linguagem oral e escrita, podemos trabalhar a relação número/quantidade, sons dos animais, animais domésticos, dramatização, movimentos (puxar),  e tudo aquilo que sua imaginação e criatividade permitir.

O texto trabalhado na alfabetização desperta a curiosidade, desvela o desconhecido, provoca
inquietações, levanta questionamentos, estimula o prazer pela leitura e o interesse em aprender
para conhecer.


 

3 comentários:

VRPC Artesanato II disse...

Aqui a produção não pára!
Me encanto com tanta coisa linda a cada visita!
Vc esta arrasando como sempre!
Bjuss
Vani Helena

Priscila Machado disse...

Adoro seu blog!!! lindoooo d+ sempre!!!
bjos http://bypriomm.blogspot.com/

Anônimo disse...

OI... Vanessa??
Adorei seu blog PARABÉNS, não sabia que vc tinha, adorei seu trabalho suas histórias, acabei de ler essa para o YURI ele gostou rsrsrs.

Um beijão Parabéns de novo e até qualquer dia.
Li e Yuri (Jardim III - SEI - Tia Vanessa)

Postar um comentário

Sua visita e seu recadinho me deixam muito feliz!!!
Para orçamento, encomendas... vanessallucena@hotmail.com 6284464509
Volte sempre!